Pesquisar neste blogue

Som do Dia


Get your own at Profile Pitstop.com

terça-feira, 29 de março de 2011

Bufo Real





 
Nome vulgar: Bufo Real (Bubo buba)

Descrição geral
É muito semelhante ao mocho, apresenta orelhas mas é, no entanto, uma ave de rapina nocturna de apreciáveis dimensões, podendo atingir 1,70 m de envergadura.

Habitat

É uma ave solitária, formando casais sedentários e territoriais durante todo o ano. Vive em territórios que protege e marca através das suas poderosas e características vocalizações (um som audível a mais de 5 km), fazendo-se ouvir mais frequentemente durante o Inverno, altura em que se inicia a sua época de reprodução.

Alimentação

Caça ao anoitecer, alimentando-se de ouriços-cacheiros, lebres, coelhos, roedores e aves, tendo no entanto um espectro alimentar muito vasto que inclui um grande número de mamíferos carnívoros (por exemplo raposas, gatos e cães) e aves de rapina diurnas e nocturnas.
Este papel de super predador ou predador do topo faz com que seja uma espécie muito importante nos ecossistemas onde habita, pois controla o número e densidade de outras espécies de predadores. Além disso, por ser uma espécie sensível às actividades e interferências humanas no meio, é uma espécie - chave do ecossistema onde habita, tendo uma grande relevância como espécie - indicadora da qualidade ecológica dos ecossistemas.

Reprodução

Nidifica em cavidades nas rochas ou em troncos de árvores. Normalmente a postura é de 2 a 4 ovos brancos, sendo o período de incubação de 34 a 36 dias. Os pequenos bufos passados 20 dias já se movimentam nas rochas e passados 34 a 60 dias começam a voar.

Porque está em vias de extinção
:

Actualmente está em vias de extinção devido principalmente à perseguição humana, ou seja, pela perseguição directa que lhe é movida por ser tida como uma espécie "destruidora da caça" ou pela rarefacção das suas presas principais e de zonas desabitadas e inóspitas que necessita para sobreviver. Outro factor para a redução no numero desta espécie encontra-se na sua colisão com linhas aéreas (aviões, helicópteros, etc.)


A sensibilização às pessoas informa-as sobre o perigo de extinção desta espécie e a preservação desta e bastante importante não só para o controlo de outras espécies e a estabilização das cadeias alimentares, mas também para que, daqui a muitos anos numa noite de Inverno e no vale inóspito de um rio algures em Portugal, se ouça um dos sons mais belos da natureza: o cantar de um casal de bufos-reais em plena corte nupcial, prometendo o início de uma nova vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário