Pesquisar neste blogue

Som do Dia


Get your own at Profile Pitstop.com

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lobo Ibérico: uma espécie para proteger



O lobo - ibérico é uma subespécie do lobo – cinzento proveniente da Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população actual deve rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal.


Características:


Em comparação ao lobo-cinzento, o lobo-ibérico é um pouco mais pequeno e mais esguio.
 Os machos medem entre 130 a 180 cm de comprimento, enquanto as fêmeas medem de 130 a 160 cm. A altura ao garrote pode chegar aos 70 cm.
Os machos adultos pesam geralmente entre 30 a 40 kg e as fêmeas entre 20 a 35 kg.

A cabeça é grande e maciça, com orelhas triangulares relativamente pequenas e olhos oblíquos de cor amarelada. 


 
O focinho tem uma área clara, de cor branco-sujo.

A cor do pêlo é heterogénea, que vai do castanho amarelado ao acinzentado misturado com o negro, particularmente sobre o dorso. Na parte anterior das patas dianteiras possuem uma característica faixa longitudinal negra. 

A pelagem de inverno apresenta tons mais escuros que a pelagem de Verão



  Distribuição:


No início do século XX, a subespécie Canis “lupus signatus” ocupava praticamente toda a Península Ibérica. Porém, tem-se vindo a registar uma redução quer da área de distribuição, quer do efectivo populacional deste canídeo. 


Em Portugal, o desaparecimento do lobo, particularmente na faixa litoral, tornou-se evidente a partir de 1940. Com a diminuição drástica da área ocupada na década de 70, a situação da espécie agravou-se.


A população de lobos não se distribui de uma forma contínua em toda a sua área de distribuição, bem pelo contrário, esta é fragmentada com muitas zonas onde os lobos estão a desaparecer ou foram exterminados.


Sem comentários:

Enviar um comentário